Histórico

O Simpósio Nacional de Estudos Tectônicos - SNET foi realizado pela primeira vez em 1987, na cidade de em Salvador, como uma iniciativa de docentes do programa de Pós-Graduação em Geologia da Universidade Federal da Bahia. Desde então, passou a ser realizado a cada dois anos, consolidando-se como o principal fórum do Brasil para a divulgação e discussão de trabalhos relacionados à Geologia Estrutural e Tectônica. Visando à inserção internacional do SNET, a Sociedade Brasileira de Geologia promoveu em 1999 a realização paralela do I International Symposium on Tectonics, o qual se manteve como parte integrante das edições seguintes.



Um pouco da história do SNET contado através das capas dos anais das 11 edições anteriores

O XII SNET em Ouro Preto

O XII SNET em Ouro Preto pretende se constituir em um fórum privilegiado para a exposição de resultados de pesquisas acadêmicas e da aplicação da Geologia Estrutural e Tectônica nas diversas áreas da indústria mineral e naquelas relacionadas ao uso do meio físico.

O evento está sendo organizado de forma a gerar uma atmosfera favorável ao intercâmbio e discussão de idéias e que desperte nos jovens participantes, especialmente nos estudantes, o interesse pelos temas tratados e pela pesquisa científica de um modo geral.  Contará com a apresentação de palestras por pesquisadores de renome, além do oferecimento de excursões pós-simpósio. Estão previstas premiações para os melhores trabalhos, incluindo aqueles de iniciação científica. Um concurso de fotografias temáticas será aberto para que os participantes possam mostrar à comunidade o lado artístico da Geologia Estrutural e da Tectônica.